segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Caricaturas em camisetas e em papel

Tem para todos os gostos. Qualquer suporte que a pessoa desejar aplicar a sua caricatura, ela só precisa sugerir o lugar que o desenho será feito. Abaixo, uma das séries de desenhos para camisetas e no suporte tradicional o papel.

Caricatura na festa do Eniac

No último sábado, dia 25/09/2010, participei da festa promovida pelo Colégio Eniac em Guarulhos. Fiz minha parte, colaborando para arrecadar doações para entidades benificentes doando parte do valor cobrado pelas caricaturas para as instituições.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Painéis decorativos

Painéis decorativos em MDF com acabamento artística para quartos infantis, juvenis ou Home-theatr.
Havendo interesse entre em contato. Layout sem compormisso.




Festival Anim!Arte

O Anim!Arte é um festival de animação voltado para o público estudantil, e tem como objetivo incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de animação no Brasil, estimulando principalmente o aumento de produções audiovisuais em animação entre estudantes.
Durante o festival, são realizadas mostras de filmes estudantis competitivas com premiação para os vencedores, e paralelas não competitivas.
As inscrições para o evento estão abertas até 14 de outubro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ziraldo, Artitsta Gráfico e Caricaturista no blog da Caricatura

O grande nome das Artes Gráficas brasileira, Ziraldo, esteve no Projeto Memória das Artes Gráficas na biblioteca São Paulo, para falar um pouco de sua carreira. Aproveitei minha câmera digital para registra sua presença. É uma figura descontraída e simpática, conversa com todos, e fala abertamente. Assista o vídeo


Encontro com Zélio

Encontrei o Zélio na biblioteca São Paulo e num rápido colóquio, ele falou em meio a um tumulto na entrada do auditório. O importante, foi registrar sua presença, pois é um grande nome das Artes Plásticas e Artes Gráficas. Para quem não sabe, ele é o irmão do Ziraldo.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Aula de Pintura em video - primeira parte

Usando uma câmera fotográfica Digital, a professora Rita Regina, gravou a aula em que estava sendo dada a dica para representar um por do sol. Foi na Faculdade para a Idade da Razão no curso de Desenho e Pintura. Acompanhe o passo a passo e veja como é fácil. Basta mesclar cores e tons sem vacilar ocupando o espaço determinado.



Aula de Pintura em video

As aulas de Desenho e Pintura, ministradas na Faculdade para a Idade da Razão, são regadas de exercícios práticos. Nesse vídeo você pode acompanhar as explicações, vendo como se faz. Pode ajudar a turma de Artes e Design Gráfico que pretende usar os métodos tradicionais para construir seus trabalhos, tanto na fase de esboço, quanto na finalização.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pesquisadores da FIG UNIMESP no Observatório de Histórias em Quarinhos da USP


Fiz o registro da reunião e postei no Blog oficial do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP, que você pode acessar pelo endereço
< observatoriodehistoriasemquadrinhos.blogspot.com >.
A FIG UNIMESP é representada pelo prof. Dr. Gazy Andraus e por mim Prof. Denis Basílio de Oliveira. Nesta última sexta-feira, gravei o início da reunião em que o prof. Gazy aparece mostrando novidades. Assista e faça comentários.






Sexta-feira, dia 03 de setembro de 2010, aconteceu mais um encontro no Observatório de histórias em Quadrinhos da ECA – USP em São Paulo, com a apresentação de Gabriela Ribeiro César, com o tema Turma da Mônica Jovem: um caso de sucesso editorial. A pesquisa foi financiada pelo CNPq pelo programa de Iniciação Científica, sob a orientação do professor Waldomiro Vergueiro. O estudo levantou fatores, que tornaram esse produto um case de sucesso em vendas. Procurou também analisar as estratégias da indústria editorial no segmento quadrinhos, levando em consideração a participação das crianças e adolescentes nos atos de consumo, revelando a lealdade do público para com a marca e seus produtos.

Em seguida,  Anderson da Silva Ramos, orientado por Margarida de Souza Neves apresentou o tema, O Discurso Autobiográfico na Série Epiléptico, de David B. Uma série autobiográfica , que utiliza a linguagem dos quadrinhos, e que tem como elemento central a epilepsia do irmão do autor. São seis volumes na edição francesa original, mas só foram publicados em português, até o momento, os dois primeiros.  
Discutiu-se a epilepsia no discurso autobiográfico do autor, relacionando a imagem com o texto e seus significados, identificando autoria e título que camuflam e identificam o autor, os conflitos provocados pela doença rumo ao desconhecido, ao inesperado, realçando o preconceito que gera isolamento e também o desconhecimento por parte dos médicos. Segundo Anderson, um drama que envolve o autor e sua luta contra a epilepsia.

O formato de colóquio, normalmente, é construído de apresentações de novos freqüentadores, notícias da área de quadrinhos e temas correlatos, juntamente com os lançamentos editoriais do mês, assim pode-se ficar interado com as novidades do setor no mercado. Após as considerações, as atividades começam. O encontro é realizado na primeira semana de cada mês sempre às sextas-feiras, das 20h às 22h. Aberto a todos os que desejam conhecer e aprofundar os estudos acadêmicos, no segmento das histórias em quadrinhos.
 

domingo, 29 de agosto de 2010

Blog na educação


Parabéns, pessoal de Design Gráfico. Vocês estão usando de maneira muito produtiva os recursos contemporâneos oferecidos pela internet. Saibam que este veículo já está sendo usado pelas agências de publicidade como estratégia de marketing. O blog, para quem souber aproveitar, pode ajudar bastante na divulgação dos trabalhos; como laboratório para os iniciantes da linguagem tecnológica; meio de expressão individual, para quem tem dificuldade em escrever pode escolher um assunto de seu interesse e começar seus primeiros apontamentos; para quem gosta e tem facilidade com a escrita, o espaço é ilimitado. Útil, também, para artistas e produtores em geral que desejam oferecer seus trabalhos. Em fim, hoje se tornou uma ferramenta de trabalho, lazer e aprendizagem. Na verdade, o blog é um site para os que desconhecem ou não querem entender a linguagem HTML, e desejam usar imediatamente. Essa é a vantagem, está pronto para ser usado. Tem suas limitações quanto à diagramação e visual, mas, para quem é ignorante na linguagem, é de bom tamanho. Já os alfabetizados com HTML ou com outros recursos, incluindo aí descobertas próprias, podem explorar bastante, mudando tudo o que não lhes agradar, como vocês estão fazendo no “criatua” imagem acima. Alias, o nome é bem criativo, e vem ao encontro da proposta. Seria um exercício interessante justificar a escolha com a função a que se destina, deixando essa tarefa para a pessoa que tem mais dificuldade com a escrita. O que acham?
Voltando ao assunto, sou analfabeto quando o assunto é internet e mais ainda essa tal de HTML. Expressão inglesa que significa Hyper Text Mark-up Language, linguagem de Marcação de Hipertexto, utilizada para produzir as páginas na WEB - World Wide Web - traduzindo, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como WWW.
Um nome que aparece como criador da linguagem HTML e de outros protocolos na internet como HTTP – HyperText Transfer Protocol secure é Tim Berners-Lee no ano de 1990. A primeira publicação nesse sentido se realizou em 1993 com a colaboração de Dan Connolly e desde 1996 vem sendo mantidas pelo consócio WWW (World Wilde Web Consortium). Se pretender aprofundar mais no conteúdo, a internet tem um vasto material a sua escolha, só tome cuidado com a veracidade da informação, checando mais de uma fonte e ao redigir seu texto, não esqueça de citar as fontes colocando local, dia e hora de acesso.
Informação acima acessada dia 29/08/2010 em <http://pt.wikipedia.org/wiki/HTML> e <http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6541494 >.

Bem, isso é grego para mim que não entendo nada da matéria, mas, estou me familiarizando com a ajuda de vocês. Estamos a caminho de uma imbricação proveitosa com os instrumentos convencionais do desenho e da pintura e as tecnologias tidas como virtuais. Desta forma só temos a ganhar.
Vejo uma forma de ensino e aprendizagem que contempla o prazer no fazer, pois é na elaboração do trabalho que descobrimos as dificuldades e facilidades, o que se usa objetivamente no dia-a-dia e tendo o produto final à frente, pode-se refletir sobre possíveis aprimoramentos. Portanto vamos todos aprender fazendo e fazer para aprender, só assim atingiremos os objetivos propostos. O trabalho coletivo permite a socialização quando existe a relação de colaboração entre os que conhecem mais sobre um assunto, ajudando quem tem dificuldades.

domingo, 22 de agosto de 2010

Protagonistas em ação

Karina, aluna que já possui uma graduação em Educação Artística, agora cursando Design Gráfico, na posição de jornalista, apresenta os trabalhos que estão na exposição.

Mutarelli e seu mantra

Acompanhe a performance do escritor e quadrinhista Lourenço Mutarelli, em outra linguagem artística.
O mantra criando e apresentado no Sábado da Memória das Artes Gráficas na biblioteca São Paulo. Projeto que visa apresentar os grandes nomes ligados as Artes Gráficas nacionais.

Design Gráfico em evidência

Veja as belas imagens que a turma de Design Gráfico forneceu da exposição que realizaram na FIG - UNIMESP. É um registro do compromisso assumido pelo grupo com o objetivo de entrar no mercado em grande estilo.

sábado, 14 de agosto de 2010

Reparando erros com grandes ideias

Gualberto, um dos mentores do projeto Sábado da Memória das Artes Gráficas, confessa que a ideia surgiu de um grande descuido na época de sua juventude.


Registrar é preciso

 A importância do registro documental, foi enaltecido com a fala da pesquisadora Sonia Luyten neste sábado dia 14/08/10, no parque da juventude, na homenagem ao cartunista Xalberto.

/

Sábado da Memória

Mário Silva, gerente cultural da biblioteca São Paulo, localizada no Parque da Juventude - SP, explica a ideia do projeto Sábado da Memória, tão importante para o segmento das artes gráficas brasileira.

Memória das artes Gráficas

O Presidente do Festival Internacional de Ammadora - Portugal, Nelson Dona, esteve presente no Memória das Artes Gráficas - SP. 

sábado, 31 de julho de 2010

Exercicios para treinar o cérebro


Exercícios para cérebros enferrujados
Não deixe de ler..
De aorcdo com uma peqsiusa


de uma uinrvesriddae ignlsea,

não ipomtra em qaul odrem as

Lteras de uma plravaa etãso,

a úncia csioa iprotmatne é que

a piremria e útmlia Lteras etejasm

no lgaur crteo. O rseto pdoe ser

uma bçguana ttaol, que vcoê

anida pdoe ler sem pobrlmea.

Itso é poqrue nós não lmeos

cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa

cmoo um tdoo.


Sohw de bloa.



Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito..

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!


Consegues encontrar 2 letras B abaixo?

RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRBRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRBRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR
RRRRRRRRRRRRRRRRRRR RRRRRRRRRRRRR

Uma vez que encontrares os B

Encontra o 1

IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIII1IIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII
IIIIIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII IIIIIIIIIIIIIIII

Uma vez o 1 encontrado..

Encontra o 6

9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999699999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999
9999999999999999999 999999999999999


Uma vez o 6 encontrado ......

Encontra o N (É díficil!)

MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMNMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM
MMMMMMMMMMMMM

Uma vez o N encontrado.. .

Encontra o Q..

OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOQOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOO