domingo, 29 de agosto de 2010

Blog na educação


Parabéns, pessoal de Design Gráfico. Vocês estão usando de maneira muito produtiva os recursos contemporâneos oferecidos pela internet. Saibam que este veículo já está sendo usado pelas agências de publicidade como estratégia de marketing. O blog, para quem souber aproveitar, pode ajudar bastante na divulgação dos trabalhos; como laboratório para os iniciantes da linguagem tecnológica; meio de expressão individual, para quem tem dificuldade em escrever pode escolher um assunto de seu interesse e começar seus primeiros apontamentos; para quem gosta e tem facilidade com a escrita, o espaço é ilimitado. Útil, também, para artistas e produtores em geral que desejam oferecer seus trabalhos. Em fim, hoje se tornou uma ferramenta de trabalho, lazer e aprendizagem. Na verdade, o blog é um site para os que desconhecem ou não querem entender a linguagem HTML, e desejam usar imediatamente. Essa é a vantagem, está pronto para ser usado. Tem suas limitações quanto à diagramação e visual, mas, para quem é ignorante na linguagem, é de bom tamanho. Já os alfabetizados com HTML ou com outros recursos, incluindo aí descobertas próprias, podem explorar bastante, mudando tudo o que não lhes agradar, como vocês estão fazendo no “criatua” imagem acima. Alias, o nome é bem criativo, e vem ao encontro da proposta. Seria um exercício interessante justificar a escolha com a função a que se destina, deixando essa tarefa para a pessoa que tem mais dificuldade com a escrita. O que acham?
Voltando ao assunto, sou analfabeto quando o assunto é internet e mais ainda essa tal de HTML. Expressão inglesa que significa Hyper Text Mark-up Language, linguagem de Marcação de Hipertexto, utilizada para produzir as páginas na WEB - World Wide Web - traduzindo, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como WWW.
Um nome que aparece como criador da linguagem HTML e de outros protocolos na internet como HTTP – HyperText Transfer Protocol secure é Tim Berners-Lee no ano de 1990. A primeira publicação nesse sentido se realizou em 1993 com a colaboração de Dan Connolly e desde 1996 vem sendo mantidas pelo consócio WWW (World Wilde Web Consortium). Se pretender aprofundar mais no conteúdo, a internet tem um vasto material a sua escolha, só tome cuidado com a veracidade da informação, checando mais de uma fonte e ao redigir seu texto, não esqueça de citar as fontes colocando local, dia e hora de acesso.
Informação acima acessada dia 29/08/2010 em <http://pt.wikipedia.org/wiki/HTML> e <http://www.interney.net/blogfaq.php?p=6541494 >.

Bem, isso é grego para mim que não entendo nada da matéria, mas, estou me familiarizando com a ajuda de vocês. Estamos a caminho de uma imbricação proveitosa com os instrumentos convencionais do desenho e da pintura e as tecnologias tidas como virtuais. Desta forma só temos a ganhar.
Vejo uma forma de ensino e aprendizagem que contempla o prazer no fazer, pois é na elaboração do trabalho que descobrimos as dificuldades e facilidades, o que se usa objetivamente no dia-a-dia e tendo o produto final à frente, pode-se refletir sobre possíveis aprimoramentos. Portanto vamos todos aprender fazendo e fazer para aprender, só assim atingiremos os objetivos propostos. O trabalho coletivo permite a socialização quando existe a relação de colaboração entre os que conhecem mais sobre um assunto, ajudando quem tem dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário