segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pesquisadores da FIG UNIMESP no Observatório de Histórias em Quarinhos da USP


Fiz o registro da reunião e postei no Blog oficial do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP, que você pode acessar pelo endereço
< observatoriodehistoriasemquadrinhos.blogspot.com >.
A FIG UNIMESP é representada pelo prof. Dr. Gazy Andraus e por mim Prof. Denis Basílio de Oliveira. Nesta última sexta-feira, gravei o início da reunião em que o prof. Gazy aparece mostrando novidades. Assista e faça comentários.






Sexta-feira, dia 03 de setembro de 2010, aconteceu mais um encontro no Observatório de histórias em Quadrinhos da ECA – USP em São Paulo, com a apresentação de Gabriela Ribeiro César, com o tema Turma da Mônica Jovem: um caso de sucesso editorial. A pesquisa foi financiada pelo CNPq pelo programa de Iniciação Científica, sob a orientação do professor Waldomiro Vergueiro. O estudo levantou fatores, que tornaram esse produto um case de sucesso em vendas. Procurou também analisar as estratégias da indústria editorial no segmento quadrinhos, levando em consideração a participação das crianças e adolescentes nos atos de consumo, revelando a lealdade do público para com a marca e seus produtos.

Em seguida,  Anderson da Silva Ramos, orientado por Margarida de Souza Neves apresentou o tema, O Discurso Autobiográfico na Série Epiléptico, de David B. Uma série autobiográfica , que utiliza a linguagem dos quadrinhos, e que tem como elemento central a epilepsia do irmão do autor. São seis volumes na edição francesa original, mas só foram publicados em português, até o momento, os dois primeiros.  
Discutiu-se a epilepsia no discurso autobiográfico do autor, relacionando a imagem com o texto e seus significados, identificando autoria e título que camuflam e identificam o autor, os conflitos provocados pela doença rumo ao desconhecido, ao inesperado, realçando o preconceito que gera isolamento e também o desconhecimento por parte dos médicos. Segundo Anderson, um drama que envolve o autor e sua luta contra a epilepsia.

O formato de colóquio, normalmente, é construído de apresentações de novos freqüentadores, notícias da área de quadrinhos e temas correlatos, juntamente com os lançamentos editoriais do mês, assim pode-se ficar interado com as novidades do setor no mercado. Após as considerações, as atividades começam. O encontro é realizado na primeira semana de cada mês sempre às sextas-feiras, das 20h às 22h. Aberto a todos os que desejam conhecer e aprofundar os estudos acadêmicos, no segmento das histórias em quadrinhos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário