domingo, 1 de abril de 2012

Design Gráfico da FIG-Unimesp em contato com as Artes gráficas


Visita à Escola SENAI de Artes gráficas Theobaldo de Nigris


No último dia 30/03/2012, os alunos do Curso de Design Gráfico visitaram a Escola SENAI de Artes Gráficas Theobaldo de Nigris, acompanhados pelos professores Martins de fotografia, Leandro de informática e Denis de desenho e pintura (Produção Gráfica). Um olhar distante pelo vidro que separa o espaço destinado ao Museu da Tipografia, passagem obrigatória, para os setores que compõem o trajeto destinado às  visitas, aguçou o apetite para começar a falar de Artes Gráficas. Neste horário o museu encontra-se fechado, o monitor (Fábio), contou um pouco sobre os primórdios da impressão tipográfica.
Na sala ao lado do museu, eles tiveram contato com a seleção de cores de fotolitos, gravação de chapas para o sistema offset, plotter de impressão e recorte e impressão digital nos primeiros momentos da visita, em seguida passaram pelo setor de impressão flexográfica, viram exemplos de material impresso com esse sistema bem como, suas matrizes, depois foram para a área onde estavam as máquinas offset. Como ainda hoje é o sistema de impressão mais usado, puderam ver com mais detalhe o funcionamento e sua mecânica. Para encerrar, o monitor Fábio mostrou a rotogravura e falou de suas principais características. Lamentavelmente, não foi possível mostrar o cilindro de rotogravura devido a reforma que o prédio está passando.
Dois itens também importantes ficaram para outra oportunidade, o setor de acabamento e a serigrafia. Apesar de não ser possível conhecer esses setores, a visita foi bem proveitosa. Rápida, em virtude da grandiosidade desse parque gráfico e o tempo disponível, porém, é assim mesmo, sempre fica a vontade de saber mais, de querer mais.
Esperamos que tenham gostado, afinal, esta foi a “praia” que vocês escolheram. Se desejarem conhecer mais, podemos agendar outra visita para o próximo semestre. Assim, setores, máquinas e matrizes que não foram vistos neste encontro, terão prioridade posteriormente.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário