terça-feira, 3 de abril de 2012

Tecnologia como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem

Metodologia da visibilidade – as tecnologias em prol da educação
Gostaria de parabenizar os alunos do Curso de Design Gráfico pela iniciativa que se transformou em ação concreta, a criação do blog "designmachinebr.wordpress.com". É importante extrapolar os conteúdos transmitidos em sala para que possamos evoluir e continuar sempre nosso caminho em busca do aperfeiçoamento. Usar e aproveitar bem as novas tecnologias é o desafio do mundo contemporâneo especialmente vocês especialistas da área da comunicação, propaganda e da informação, dirigida para um mercado consumidor, ávido por novidades e eficiência.
Sintam-se à vontade nesses nossos encontros que tem o objetivo de facilitar a assimilação do conhecimento, de maneira que todos possam rever suas práticas. Dispus-me a entrar nesse jogo inovador onde tudo ficou mais transparente com o uso das tecnologias da visibilidade: o aparelho celular, a câmara fotográfica digital, filmadora, webcam e o que aparecer no momento. Sei que é uma prática arriscada, sujeita a melindres, invasão de privacidade e que escancara tanto os acertos como os erros. O tempo dirá se os espinhos desse caminho justificam os resultados esperados. Não gosto de acomodação. Essa inquietude move e alimenta os ricos. É desta forma que podemos mudar o que já está constituído, arriscando e mostrando a cara sem medo de errar, pois os erros fazem parte do processo de aprendizagem, fortalecem e dão segurança.
Saiba que vivemos perigosamente todos os dias, do instante em que acordamos, andando pelas ruas, no trabalho e no retorno para o lar, enfrentamos todos os perigos do mundo. É um pensamento ou linha filosófica que pode ser explicado cientificamente pela “Teoria do Caos”. Nossa vida é uma incerteza, ninguém sabe o que irá acontecer no próximo segundo, o que faremos, dependerá de uma série de fatores que antecedem a tomada de decisão. Esse processo é como um mergulho, não é possível voltar atrás depois do salto, então, que Deus nos ajude e que a experiência, a intuição e a “sorte” estejam do nosso lado.
Este fazer, produz conhecimento, exercita habilidades como: pensar, escrever, interpretar, diagramar, pesquisar e dá autonomia para resolver questões inesperadas. É uma aproximação, que dá certa intimidade ao usuário, inserindo-o num contexto social sem volta, a internet e suas ferramentas, para permitir sua aplicação sem nenhum esforço. Promove um olhar analítico, minucioso, atento aos acontecimentos do entorno. Então continuem firme nessa jornada, registrando, armazenando, montando um portfólio com o processo de criação e produção para ter a certeza de que houve evolução. Uma forma de avaliar e crescer é essa, comparar o antes com o agora, para projetar o amanhã. Estarei sempre com vocês; podem contar comigo! Sucesso a todos.

Este é o visual do blog criado pelos alunos do Curso de design Gráfico da FIG-Unimesp com o objetivo de registrar as aulas, publicar matérias de interesse dos colegas, mostrar seus trabalhos, dar dicas, apresentar curiosidades e comunicar com o mercado em expansão.

Por: Denis Basílio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário